domingo, 3 de abril de 2016

DICAS LITERÁRIAS



             Nesta matéria vamos dissertar sobre dois temas que deixa dúvidas em muitos leitores. O que é Terror e o que é Horror? Você saberia responder? Realmente é algo difícil de definir, principalmente porque muitos dizem que os dois gêneros são sinônimos, mas não é bem assim. Terror e Horror, apesar de trabalhar com a mesma matéria prima, o MEDO, tratam-na de formas diferentes. E é essa diferença que define um do outro. Até mesmo as bibliotecas, livrarias, críticos e muitos leitores acham que o gênero de horror é apenas outro nome para o gênero terror, e misturam os livros nas mesmas seções e prateleiras, então vamos ajudá-los a entender suas diferenças. 

            No mundo literário a diversidade de gêneros e subgêneros é imensa, alguns são mais comuns do que outros, como exemplo: romance, ficção científica, fantasia e terror. Outros pouco se houve falar, como o horror. Para quem pesquisa sobre isso, sabe que há uma infinidade de gêneros literários, alguns classificados como subgênero, como Steampunk.

            Alguns gêneros literários possuem características próprias, como a ficção científica, que lida principalmente com o impacto da ciência, tanto verdadeira como a imaginária, sobre a sociedade, ou no próprio indivíduo, ou a fantasia, que usa a magia como elemento principal do enredo.  

            Então qual seria a diferença entre a literatura de horror e a literatura de terror?

            Se pesquisarmos na internet encontraremos definições também equivocadas do que seja Terror e Horror. A Wikipédia Brasileira define os dois gêneros como similares, dizendo que:

 “Terror ou Horror é um gênero literário, cinematográfico ou musical, que está sempre muito ligado à ficção e fantasia, e que também pode ser verificado na pintura, no desenho, na gravura e fotografia. A abstrata ideia de terror ou o ato de transmitir o sentimento de terror ou horror pode ser verificado em todas as formas de arte. Ao decorrer da década de 1990, até os dias de hoje, o gênero também compreende um estilo de desenvolvimento de jogos eletrônicos.”

            Agora vamos ajudar na correção e compreensão. Terror está muito mais ligado ao sentimento de ansiedade que precede o acontecimento horrível, prestes a acontecer, sendo ele sobrenatural ou não. Já o Horror é o sentimento de repulsa diante de algo horrível que está acontecendo ou aconteceu. Não confunda com nojo. Tanto o horror quanto o terror tem um ingrediente comum, o MEDO.

            O que importa é que ambos são sentimentos e, portanto, algo extremamente subjetivo. O que para você pode dar medo, pode ser normal para outra pessoa. Esse “acontecimento horrível” pode ser qualquer coisa, desde um alienígena repugnante até um lugar deserto e tétrico. Muitos textos desses dois gêneros não há derramamento de sangue, de forma explicita e, aparentemente, nada acontece, mas durante todo o texto o leitor fica ansioso, sentindo a tensão se agigantar a cada página. É uma leitura sufocante. Quase todo o texto é Terror. O Horror só aparece no clímax da história, quando o “Mal” é explicitado.

            Quer dizer que narrativas de Terror e Horror não precisam ter sangue? Então como se classifica a série cinematográfica Sexta-Feira 13?

            Não quis dizer que narrativas de terror e horror não possuam sangue. Quis dizer que elas não são tão explicitas ou se utilizam mais de descrições que induzem o leitor a imaginar a cena sanguinolenta. Lembre-se, a criatividade é a maior arma para provocar medo. A minha forma de imaginar uma cena de terror é diferente da sua, podendo ser mais ou menos horripilante, mas provocando a mesma sensação de ansiedade, medo ou repulsa. No caso da série Sexta-feira 13, por suas cenas de sangue jorrando, não deixa de ser terror, provocando os mesmos sentimentos e sensações do que tais narrativas, mas com uma técnica mais explicitas. Esse tipo de Terror/Horror pertence a um subgênero que chamamos de Gore ou Splatter, mas isso é coisa para outra matéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário