sábado, 9 de abril de 2016

O PROCESSO PRODUTIVO DO LIVRO



             Todos os autores de sucesso já foram principiantes um dia, e já tiveram um original nas mãos, sem saber o que fazer. Aí, correram atrás de editoras para publicarem a obra que consideravam um Best-seller. Então receberam uma recuso, depois outra e outra, até encontrar uma casa editorial que resolvesse investir em seu romance. Assinado o contrato, começou uma fase de angustia e ansiedade, que chega a durar vários anos. É a chamada fase de produção.
            Vamos, nesta matéria, falar um pouco sobre essa fase e descrever, passo a passo, o que acontece com original, até ele se transformar no livro, que irá ser disponibilizado ao leitor. Pronto para esta fantástica viagem? Ótimo! Vamos lá!


RECEBENDO O ORIGINAL

            É aqui que começa o calvário daquele que pretende ser tornar um autor com livros publicados por uma editora. Semanalmente, até as pequenas casas editoriais, recebem vários materiais para análise, e é praticamente impossível ler todos de forma detalhada. Então como elas fazem?
            Em primeiro lugar, a equipe que recebe os originais verificam se o mesmo está de acordo com a linha editorial da editora e, se não se enquadrar, eles são descartados sem qualquer tipo de análise. O que é linha editorial? Simples. Linha Editorial é o foco que a editora dá em suas publicações. Existem editoras que focam seu trabalho em livros didáticos, outras em livros religiosos, de arte, ficção, reportagem, etc. Então é importante que você verifique se a editora para qual você está encaminhando o seu original tem uma linha editorial compatível com a narrativa. Não adianta encaminhar um livro de receitas para alguém que publique livros de pescaria, a não ser que seja uma publicação de livros de receita de peixes.
            Algumas editoras, para facilitar a analise e manuseio dos originais, exigem que você os encaminhe em determinado padrão, recusando aqueles que não estão no formato exigido pela mesma, então tome cuidado nesse detalhe também, pois pode ter seu original recusado por um pequeno descuido. Geralmente as editoras descrevem, em seus sites ou blogs, como os originais devem ser enviados, então não custa nada dar uma olhadinha nisso.
       É importantíssimo que os originais sejam acompanhados dos dados do autor, tais como nome, pseudônimo, se tiver, endereço, e-mail e telefone para contato.


SELEÇÃO PRÉVIA

            Se seu original conseguiu passar pelo primeiro quesito, sendo recebido sem problemas, o próximo passo percorrido pelo mesmo é o que chamamos de Seleção Prévia.
            Ao receber o original, uma equipe de analista irá ler, geralmente, quinze a vinte paginas ou os dois primeiros capítulos, buscando verificar a qualidade do texto e narrativa, então é importante escrever corretamente e ter uma narrativa envolvente, pois se você não conquistar a pessoa que faz essa primeira leitura, seu original não passara para a fase seguinte, que é a Analise pelo Editor.


ANÁLISE DO EDITOR

            Depois da analise previa, e aprovado, seu original será encaminhado para o editor, ou o profissional encarregado de fazer um julgamento mais apurado de seu pretenso livro. É aqui que o original será lido na integra, sendo analisado sob todos os aspectos (literário, comercial, viabilidade, interesse editorial, etc). Essa analise, devido ao número de livros, e a complexidade do trabalho, pode levar meses, então tenha paciência. Algumas editoras fazem parcerias ou contratam Revisores Literários ou Críticos Literários, para fazerem tais análises.


CONTRATO PARA PUBLICAÇÃO

            Após a aprovação do original, inicia-se o processo de negociação da editora com o autor, visando à publicação do livro, onde toda a parte burocrática é resolvida.


REVISÃO (COPYDESK)

            É nessa etapa que seu original passara por uma revisão completa, onde será analisado por profissionais, que irão revisar todo o texto, fazendo as sugestões de correção (continuidade, história, diálogos, gramaticais, etc.). Ao final dessa etapa, o revisor devolverá a editora um texto, geralmente em Word, com as devidas sugestões, que será encaminhado para o autor, visando sua aprovação nas correções devidas, no que se refere à história. As gramaticais, também são encaminhadas, pois apesar de serem regras a serem obrigatoriamente obedecidas, existem casos que o erro de escrita é proposital. Isso geralmente acontece nos diálogos, que procuram criar uma forma peculiar de falar de certo personagem.


APROVAÇÃO DA REVISÃO PELO AUTOR

            É aqui que você terá as primeiras noticias de seu original. Leia com cuidado todos os comentários do revisor e as sugestões de acerto, aceitando-as ou não. Então devolva à editora. Não demore demasiadamente para devolver o arquivo, pois quanto mais tempo levar, maior será o atraso na publicação de seu livro e os editores não gostam de atrasar cronogramas de publicação, pois isso lhes custa tempo e dinheiro, mas também não faça de forma apressada. Lembre-se, um livro com qualidade sobrevive muito mais tempo do que um sem qualidade nenhuma.


DIAGRAMAÇÃO

            É nesta etapa que seu original começa a ganhar corpo de livro. Com o texto devidamente finalizado, o mesmo é encaminhado a um profissional Diagramador, que também vem sendo chamado, no Brasil e no Exterior, de Designer Gráfico. Esse profissional irá trabalhar o layout de sua obra, distribuindo os elementos gráficos (texto, separadores, imagens, etc) no espaço destinado aos mesmos, ou seja, ele irá construir todas as páginas de sua obra. Quando esse profissional terminar seu trabalho, o chamado “Miolo do Livro”, estará pronto


CAPA

         Terminada a etapa de diagramação, pois é necessário conhecer a quantidade de páginas que sua versão final terá, definindo assim a espessura a ser considerada, um outro profissional entra em cena, é o chamado Capista. A capa do livro nada mais é do que a embalagem do produto, por isso é que a mesma é de inteira responsabilidade da editora. Algumas casas editoriais costumam consultar o autor a respeito das mesmas, mas isso não é uma obrigação, então não se sinta ofendido se não for consultado nesse assunto.
         Um bom capista, geralmente toma conhecimento da narrativa para construir uma capa que, além da qualidade estética, tenha coerência com a história narrada na obra. Raramente tal profissional lê o livro, mas utiliza a maioria das informações passadas pela editora.


IMPRESSÃO

           Terminado o trabalho do CAPISTA e DIAGRAMADOR, os arquivos são encaminhados a Gráfica, no padrão exigido pela mesma, para a impressão dos exemplares. Geralmente a Gráfica apresenta à editora uma “prova” ou um “boneco” (teste físico de como ficará o livro depois de pronto) para aprovação. Depois de aprovado o ”boneco” ou a prova, pela editora, a Gráfica irá imprimir o miolo e a capa, montando todos os exemplares encomendados. A média de tempo solicitado pelas gráficas, para entrega do produto, gira em torno de 20 a 25 dias. Depois disso, o livro está pronto para ser entregue a distribuidora para colocá-los nos pontos de vendas.

            Esperamos que as explicações tenham auxiliado você a entender um pouco o processo de produção de um livro.
Até a próxima,

L. H. Hoffmann
Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário