ANALISE QUALITATIVA SEMANAL, INÉDITA NO BRASIL, PODERÁ AJUDAR EDITORAS A CONHECER MELHOR O PERFIL DO LEITOR DE LIVROS DIGITAIS
Pouco
se sabe sobre o mercado de livros digitais no Brasil. Editoras não divulgam os
números de vendas, e dizem apenas que elas representam 1%, às vezes 2%, do
faturamento. Tampouco interessa às livrarias revelar seu Market Share. Juntando uma informação aqui e outra ali era possível
entender um pouco do comportamento do leitor, mas faltavam um levantamento e
uma análise mais sistemáticos que pudessem ajudar a construir um histórico – e,
quem sabe, apontar caminhos para que o mercado seja, de fato, promissor.
A
partir de quinta-feira (03/09/2015), a Simplíssimo, uma das primeiras empresas
produtoras de e-book do País, vai publicar, em seu site, semanalmente, o
ranking dos e-books mais vendidos no Brasil. Ainda não é a solução perfeita, já
que a lista não considera a quantidade de livros vendidos, um segredo de Estado
em qualquer país. “Não teremos números, mas ninguém tem esse tipo de informação.
Mas é preciso partir de algum lugar, e alguma informação é melhor que nenhuma”,
diz Eduardo Melo, idealizador da ferramenta.
Melo
conta que se inspirou no ranking do Digital Book World, que analisou o mercado
americano entre agosto de 2012 e abril de 2015. Ele acredita que a
descontinuidade do serviço se deva à posição dominante da Amazon, o que não
ocorre no Brasil – estima-se que ela tenha 30% do mercado brasileiro de e-book,
mesma participação creditada à Apple. “Mas aqui um serviço como esse não é supérfluo
porque simplesmente não temos nenhuma informação.”
Desde
que teve a ideia de criar o ranking, há cerca de duas semanas, Melo colhe,
diariamente, os dados oferecidos pelas livrarias em seus sites (lista e
preços). Ele então desenvolveu uma metodologia que considera a participação das
lojas e frequência de atualização e, ainda, o aparecimento do livro em várias
listas.
Na
lista de quinta, veremos que, dos 30 livros Best-sellers – O pequeno Príncipe
está no topo -, apenas 9 não nacionais,. O primeiro a aparecer (e ele está na
5ª posição) é Pecados Íntimos – livro autopublicado por Ariela Pereira. Alias,
veremos também que títulos autopublicados se saíram tão vem quanto a Companhia
das Letras, a editora mais bem colocada. E que quanto mais barato, melhor. A
metade dos livros da lista custa até R$ 14,99. Os dados vêm acompanhados de
analises.
Fonte:Matéria de: Maria Fernanda Rodrigues
(Jornal "O Estado de São Paulo - 02/09/15 -C4)
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